O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai realizar o primeiro leilão de soja do ano para a safra 2006-2007. O evento ocorrerá na próxima terça-feira (9) e serão ofertadas 4 milhões de toneladas. O montante será dividida igualmente em duas modalidades: Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (PEPRO) e Prêmio de Risco para Aquisição de Produto Agrícola Oriundo de Contrato Privado de Opção de Vendas (PROP).
Nas duas modalidades, o maior volume é de Mato Grosso, com 1,34 milhão de toneladas em cada pregão, o que equivale a 67% do total. Mato Grosso do Sul vai ofertar 252 mil toneladas e a Bahia 120 mil toneladas.
De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, em 2006 o governo investiu R$ 194,3 milhões nos leilões de apoio à comercialização da safra de soja. No total, o governo sinalizou preço para 2,6 milhões de toneladas do grão até o final do ano passado.
Além do leilão da próxima terça-feira, estão programados mais três pregões durante esse mês. As operações envolverão 11 estados brasileiros e serão promovidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)