Agricultores de Sorriso já começaram a colher as primeiras lavouras de milho safrinha, nos últimos dias. Registrando uma queda de aproximadamente 50% na área plantada, de acordo com a Empaer – Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, os produtores do município aguardam a colheita das primeiras áreas para apurar a produtividade dos grãos.
Um dos principais motivos para a redução na área plantada e que desmotivou muitos agricultores foi o preço do milho. A saca, de 60 quilos, que era comercializada por até R$ 11,2 está, em média, a R$ 9. A preocupação é que, a este preço, os produtores não conseguem pagar os custos da safra. Muitos chegaram a reduzir os investimentos para garantir o cumprimento dos acordos.
Conforme um levantamento da Empaer, a área plantada não ultrapassou os cerca de 65 mil hectares, quando, em 2005, chegou a 120 mil hectares. Alguns produtores optaram pelo cultivo do milheto, como cobertura de solo no período de entresafra, já que parte da planta também é aproveitada como complemento de ração em algumas propriedades.
Mas, não foram somente os sorrisenses que reduziram suas áreas plantadas. Em Lucas do Rio Verde, campeão brasileiro na produção de milho safrinha, o Sindicato Rural estimou uma queda de até 35% na área plantada. Este foi o segundo ano que os produtores reduziram suas áreas plantadas e investimentos nas lavouras.