sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Portugal e Mato Grosso vão firmar parceria na área de reflorestamento

PUBLICIDADE

Um termo de parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Federação dos Produtores Florestais de Portugal (FPFP) as será assinado durante o Encontro Internacional de Negócios da Pecuária que vai acontecer, em Cuiabá, de 9 a 12 de maio. Um grupo de trabalho, compostos por representantes das duas entidades para elaborar as bases da parceria. Os produtores portugueses também irão visitar propriedades com potencial na área de reflorestamento.

O presidente executivo da Federação dos Produtores Florestais de Portugal (FPFP), Ricardo Machado confirmou o interesse conhecer o setor no Estado em reunião, nesta quarta-feira (12.04), com o presidente da Famato, Homero Pereira e a Comissão de Produtoras Rurais da entidade. “Nós temos área e tecnologia de produção e os portugueses têm recursos para investir. Vamos tentar construir esta parceria”, disse a presidente da Comissão de Produtoras Rurais da Famato, Beatriz Bezeruska, articuladora do encontro.

Para Ricardo Machado, esta aproximação com os produtores do Estado poderá se transformar em excelentes projetos a serem desenvolvidos aqui. “A partir do momento em que a nossa parceria estiver formalizada, ótimas oportunidades de negócios deverão surgir entre os produtores portugueses, através da FPFP e os produtores do Brasil, através da Famato. O espaço para trabalharmos em conjunto é muito grande e deverá ser explorado com certeza” garantiu.

Com mais de 75 mil produtores florestais associados, a FPFP tem por finalidade apoiar e fortalecer as organizações dos proprietários florestais portugueses de forma a manter e reforçar a viabilidade econômica, os benefícios sociais e valores culturais e ecológicos da floresta. A entidade atua no fomento dos valores da propriedade privada por meio da gestão florestal sustentável.

O representante da FPFP, Ricardo Machado veio a Mato grosso em visita oficial com o objetivo de identificar oportunidades de investimento para projetos MDL na área florestal e culturas energéticas; estabelecer parcerias estratégicas com a Famato para o desenvolvimento sustentável e promover o intercâmbio de informações.

Durante a reunião na Famato, a Comissão de Produtoras Rurais expôs os dados e as experiências existentes na área de reflorestamento. Hoje, Mato Grosso tem, aproximadamente, 100 mil hectares em processo de reflorestamento, destes, 50 mil hectares são de teca, primeira espécie exótica comercial a ser inserida no Estado, há aproximadamente 30 anos. Os outros 30 mil hectares são de eucalipto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 511 funcionários e em Nova Mutum 63

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 511 vagas de...

Principal aeroporto de MT tem mais um mês de queda no número de passageiros

Passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no...

Mato Grosso tem 25 mil contratações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...
PUBLICIDADE