sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum prepara “Dia D” da campanha de vacinação contra gripe em idosos

PUBLICIDADE

O Dia D da Campanha da Vacinação Contra Gripe em Idosos já tem data definida para acontecer em Nova Mutum. Será no dia 29 de abril, sábado. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde. A campanha terá início no dia 24 deste mês e estende-se até o dia 18 de maio. Nesse meio tempo todos os postos de saúde do município estarão aplicando a vacina em pessoas com mais de 60 anos de idade. No ano passado a meta estabelecida para Nova Mutum pelo Pólo Regional de Saúde era a imunização de 371 pessoas, mas esse número foi superado, chegando a 509 idosos vacinados.

A vacina contra gripe é de graça e não faz mal nenhum. A dose diminui o risco de outras doenças respiratórias agudas, como pneumonia, reduzindo também os riscos de internação e até de morte. Outro detalhe importante é que a vacina não provoca gripe, quando isso acontece é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus e não houve tempo suficiente para a ação da vacina ou é apenas um resfriado, assim como raramente provoca reações, sendo que algumas pessoas podem apresentar reações locais e que desaparecem entre 24 e 48 horas. Não podem ser vacinadas as pessoas que já tenham apresentado reações alérgicas graves à dose anterior da vacina e a proteínas do ovo.

A gripe é uma doença infecciosa do sistema respiratório, de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clínicas graves e complicadas. O vírus influenza é disseminado pelas vias respiratórias, por onde os indivíduos infectados os transmitem por meio de gotículas: ao falar, espirrar ou tossir. O período de incubação após o contágio varia de um a quatro dias.

A forma e a gravidade da gripe variam muito. O início é abrupto, com sintomas clínicos sistêmicos como febre alta, calafrios, mialgia, cefaléia e mal estar. À medida que os sintomas clínicos diminuem, os respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal predominam, durando poucos dias, exceto em casos que complicam. Algumas das complicações severas da gripe são: pneumonia e bronquite. No país, a freqüência de complicações da gripe na faixa etária de 60 a 69 anos é de 40%, percentual que aumenta para 80% a partir dos 70 anos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE