PUBLICIDADE

Pinesso é o novo presidente da Associação dos Produtores de Algodão de MT

PUBLICIDADE

A Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa) elegeu a nova diretoria para o biênio 2008-2010, nesta terça-feira à tarde, em Cuiabá. O produtor e economista Gilson Pinesso assume a presidência no próximo dia 29. Ele substitui Sérgio De Marco, que nos últimos dois anos esteve à frente da entidade.

Gilson Pinesso assume a presidência com o propósito de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela Ampa. Entre as prioridades à frente da entidade, Pinesso, ao lado do vice-presidente, Carlos Ernesto Augustin, quer impulsionar as ações do Instituto Algodão Social (IAS) e discutir a questão dos custos de produção que hoje estão em elevação. “Precisamos garantir a viabilidade da cultura do algodão. Hoje, o aumento dos fertilizantes é proibitivo e impactam diretamente no custo final de produção”, constatou o presidente eleito da Ampa. Alternativas, nesse sentido, já estão sendo estudadas. A Ampa vai se unir sua co-irmã, a Aprosoja, na pesquisa e exploração de reservas de fósforo no estado.

Segundo ele, neste processo também é fundamental a busca por uma reforma tributária justa que possa reduzir a brutal carga tributária incidente, na produção do algodão. O índice atual é de aproximadamente 39%.

De Marco fez uma avaliação positiva da sua gestão marcada por algumas medidas imprescindíveis que foram viabilizadas para atender o setor, em todo o país, a partir da reivindicação da entidade junto ao Governo Federal. Entre os mecanismos adotados que deram mais fôlego para que o cotonicultor pudesse manter-se na atividade estão, os leilões do PEPRO, o bônus de 15% no pagamento das dívidas de investimento e ainda a redução de juros de 13,75% para 9,5% que deve ser oficializada com a publicação de uma Medida Provisória nos próximos dias – negociação realizada em conjunto com a Associação de Produtores de Soja (Aprosoja) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE