Pecuaristas e sindicatos de 15 municípios do Estado se reúnem, neste sábado, em Sinop, para organizar e discutir o relacionamento do setor com frigoríficos. O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, explicou que o objetivo principal é “cobrar mais transparência por parte dos frigoríficos. Existe uma discórdia muito grande entre pecuaristas e frigoríficos na questão do atendimento de carcaça. Queremos que se instale balanças em nossa região, com o sistema Pesebem”.
O sistema, da Famato, começou a ser implantado no Estado em 2004 e atualmente, funciona em 14 frigoríficos. A balança instalada pelo programa no frigorífico garante a confiabilidade na aferição do peso dos animais abatidos. “Queremos ainda implantar uma assessoria de acompanhamento de abate, que já existe no Estado de Goiás. Isso vai acabar com a briga que existe entre pecuarista e frigorífico”, ressaltou Galvan.
Segundo ele, já confirmaram presença no encontro, representantes da Acrinorte, Acrimat, Acrivale (Juara), Asfax (Associação de Fazendeiros do Xingu), da Famato e de municípios como Pontes e Lacerdas, Cuiabá, Marcelândia, Matupá, Guarantã do Norte, Terra Nova do Norte, Nova Monte Verde, Alta Floresta, Nova Canaã, Colíder, Juara, Sorriso, Tabaporã, Juína, Feliz Natal, Cláudia e Itaúba.
O encontro é promovido pelo Sindicato Rural de Sinop, através da comissão de pecuária.