sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum varia na produção e aumenta exportações

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria/arquivo)

Os produtores rurais de Nova Mutum registraram um aumento de 6,3% no valor de exportação em 2020 no comparativo com 2019. Os números são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e revelam que as vendas externas do município no ano passado foram de U$ 781,8 milhões contra U$ 735,4 milhões no período anterior. É o quarto melhor resultado do município desde 2009, quando o MDIC passou a divulgar as informações.

Os números fizeram Nova Mutum terminar o ano passado como o 7º maior exportador de Mato Grosso, uma posição acima de 2019, quando foi o 8º colocado. Ao todo, as vendas do município foram responsáveis por 4,8% de tudo que Mato Grosso enviou ao exterior. Por outro lado, o município aumentou as compras internacionais e as importações subiram 61,6% e chegaram a U$ 117 milhões, derrubando o saldo da balança comercial para U$ 664 milhões.

Buscando industrializar-se e agregar valor às commodities, Nova Mutum demonstra maior variedade de produtos exportados em relação aos municípios vizinhos da região Norte. A soja em grãos compõe 38% das vendas e modificada de alguma forma (seja em resíduos sólios, farelo ou óleo) mais 28%. O segundo produto mais exportado foi o milho, com 19% do mercado, seguido do algodão com 13% e da carne com 2%.

Os mutuenses concentraram as vendas para a Ásia, onde estão os dez maiores parceiros comerciais do município. A China lidera e tem 32% das compras, seguida pela Tailândia com 15%, Vietnã com 14%, Japão com 8,7%, Coreia do Sul com 5,2%, Taiwan com 4,1%, Indonésia com 4%, Irã com 2,4%, Bangladesh com 2,3% e Malásia com 2%.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo para entrega de relatório de empresas em MT que recebem incentivos fiscais

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...

Sorriso registra mais de mil novas empresas em 3 meses

Sorriso ganhou 1.080 novas empresas, entre janeiro e março,...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...
PUBLICIDADE