domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Nortão: setor madeireiro se mobiliza contra lentidão da Sema

PUBLICIDADE

Depois de passar por mais uma operação de combate a crimes ambientais, o setor madeireiro do Nortão se mobiliza e pede urgência na estruturação dos órgãos responsáveis pela sua sustentabilidade. Amanhã, o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso (Sindusmad) apresentará dados sobre a real situação do setor e os reflexos em outros segmentos, como o comércio, para empresários e autoridades, em Sinop.

Uma das cobranças é na morosidade da liberação de planos de manejo. Dados da Sema – Secretaria do Estado de Meio Ambiente – apontam que 88% dos planos requeridos têm pendências. O setor critica a falta de estrutura e de servidores na secretaria, que assumiu no ano passado a gestão florestal em Mato Grosso. O presidente Jaldes Langer questionou que se investe em operações, mas não no suporte para que as indústrias possam trabalhar na legalidade.

A Assembléia Legislativa também aprovou a implantação da CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – para apurar possíveis irregularidades internas na Sema, que facilitam o envolvimento de servidores em esquemas de fraudes, denunciado recentemente pela operação Guilhotina, e os motivos para a morosidade para despachar os projetos de manejo florestal.

A reunião começa às 09 horas, na Câmara de Vereadores. Já confirmaram participação os deputados estaduais Dilceu Dal Bosco, José Riva, Juarez Costa, e o deputado federal Eliene Lima.

À tarde, a partir das 14 horas, representantes de 26 municípios da região também se reúnem em Itaúba (100 km de Sinop), e iniciam o 1º Movimento Pró-Vida dos Municípios do Nortão. Uma grande mobilização pode ser marcada em Cuiabá.

Leia mais
Nortão: Sema lacra madeireiras investigadas na ‘Guilhotina’

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...
PUBLICIDADE