quinta-feira, 2/maio/2024
PUBLICIDADE

Municípios do Nortão discutem plano de desenvolvimento regional em Sinop

PUBLICIDADE

87 representantes dos municípios de Sinop, Sorriso, Vera, Santa Carmem e Juara estão participando do seminário de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Centro-Oeste em Sinop, promovido pelo Ministério da Integração Nacional. Também estão participando do seminário o secretário do Estado de Planejamento, Yenes Magalhães, e o diretor do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) do Ministério de Integração, Otaviano Muniz.

O objetivo do seminário é promover um intercâmbio entre os municípios, Estados e o Governo Federal, para a elaboração de um planejamento que promova o desenvolvimento regional. “A partir do momento que se estabelecer a priorização e também conseguir fazer um trabalho, juntos, de integração da União, Estado e municípios, a gente vai conseguir minimizar os problemas enfrentados pela população”, disse ao Só Notícias, o secretário Yenes Magalhães

“Há uma necessidade de haver a integração entre os municípios da região. Hoje os prefeitos se preocupam apenas com seus problemas e não dá mais para lidar com esse foco. Um bom prefeito precisa estar preocupado com a cidade dele e com um todo”, ressaltou. “Eles precisam fazer trabalhos com toda a região para garantir o desenvolvimento”, complementa.

Otaviano Muniz enfatizou que os programas de investimento do FCO precisam ser aplicados conforme o plano de desenvolvimento regional, objetivando a diminuição da desigualdade social. “O objetivo do Ministério é de trabalhar na integração nas regiões menos desenvolvidas do país, visando o desenvolvimento local”, disse.

“Estamos passando por um momento muito adequado para discutir saídas para o desenvolvimento da região. Ver o que a sociedade pretende como alternativa de diversificação para que suas atividades econômicas sejam mais sustentáveis”, completou.

O secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração,Norival Curado, relatou que este é um momento propício para a elaboração de um planejamento na região. “Vamos conseguimos mostrar todas as lacunas que temos em nossa região, pontos positivos e negativos, e que estamos com dificuldades. E ver que a diversificação da economia de Sinop e do Norte do Mato Grosso é uma necessidade nesse momento de turbulência na madeira e no agronegócio”, disse.

Também estão participando do evento vereadores, secretários, Sindusmad, Sindicato Rural de Sinop e Sorriso, Colônia de Pescadores, Associação Comercial e Industrial de Sinop, Empaer, e universidades.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem 25 mil contrações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...

Contribuintes em MT devem aderir ao Refis Extraordinário para negociar débitos com desconto

Os contribuintes com débitos relativos ao Imposto sobre Circulação...

Pesquisa de entidade mato-grossense aponta aumento no nível de confiança do empresário

Com oscilação de quase 2 pontos observados nos últimos...
PUBLICIDADE