A empresa Ashmore Energy International anunciou na terça-feira, 29, a decisão de adquirir participações da Shell em negócios conjuntos das duas empresas no Brasil e na Bolívia. A transação precisa do aval das autoridades reguladoras e a Ashmore não informou quando pretende concluir o processo ou quanto vai pagar.
“Esta transação reforça nossa posição como jogador-chave no mercado energético sul-americano e demonstra o compromisso da AEI com a Bolívia e o Brasil”, disse João Carlos Albuquerque, vice-presidente da empresa para esses dois mercados.
“Esses ativos estão estrategicamente localizados e são críticos para o fornecimento energético na região, e a aquisição vai fortalecer mais nossa plataforma para crescer na América do Sul”, afirmou.
O patrimônio adquirido inclui:
» Empresa Produtora de Energia Ltda. (EPE, ou Pantanal Energia), usina a gás com capacidade de 480 megawatts em Cuiabá (MT).
» Gasocidente de Mato Grosso Ltda. (GOM), responsável por um gasoduto que leva gás da fronteira com a Bolívia até a usina da EPE.
» GasTransboliviano S.A. (GTB), o lado boliviano do gasoduto Brasil-Bolívia (a participação da AEI subirá de 17% para 34%).
» Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG), o lado brasileiro do gasoduto Brasil-Bolívia (a participação da AEI subirá de 4% para 8%).