Mesmo estando fora de risco, municípios do Nortão também já se preparam para uma possível contaminação da gripe aviária. Este mês, uma equipe do Ministério da Agricultura visitará unidades do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) em todo o Estado para constatar a estrutura e condições das cidades para enfrentamento à doença.
Nos últimos dias, técnicos do Indea de Sinop, Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, que também estão na lista das que serão vistoriadas, passaram por um treinamento sobre como enfrentar a doença, informou o médico veterinário em Nova Mutum, Verton Silva Marques.
No município, um frigorífico de frangos está em operação com capacidade de abate de 280 mil aves/dia, gerando 1,5 mil empregos. A maior parte da produção da unidade, cerca de 80%, é destinada à exportação.
O Brasil não tem registros de gripe aviária, mas desde 2003, o ministério tem feito o monitoramento. No ano passado, casos foram confirmados na França, Dinamarca e o leste europeu. Recentemente, Alemanhã e Canadá também confirmaram infecção. O vírus também pode contaminar pessoas.
No mundo, o vírus foi a causa da morte de 195 pessoas nos 322 casos conhecidos, de acordo com dados da OMS. Somente na Indonésia, 86 pessoas já morreram contaminadas.
Os resultados do primeiro teste mundial da vacina contra a gripe, realizado com crianças em Valência (Espanha), serão divulgados em 2009.