Será realizado nos dias 01 e 02 de dezembro em Cuiabá, o III Seminário de Energia. O evento está sendo promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), em parceria com a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso.
Durante o Seminário será apresentado o atual cenário do setor elétrico brasileiro e mostrado a importância estratégica do desenvolvimento tecnológico na utilização de novas fontes alternativas de energia. A programação do evento prevê palestras e mesas redondas sobre O Novo Modelo do Setor Elétrico; A Operação do Sistema Elétrico Nacional;As Perspectivas do Setor Elétrico em Mato Grosso; Contratos de Comercialização de Energia Elétrica nos Ambientes Regulado e Livre;Matriz Energética de Mato Grosso; As Perspectivas do Uso do Gás Natural em Mato Grosso, entre outros assuntos.
Para o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, Mato Grosso ao longo de muitos anos ficou carente de infra-estrutura no setor energético. Porém com os investimentos realizados por empresas e pelo governo, o Estado passou a ser auto-suficiente em energia e exportador do excedente gerado pelas usinas. “Mesmo sendo auto-suficiente precisamos distribuir esta energia de forma firme e consistente em todos os rincões de Mato Grosso”, afirma Furlan.
O secretário acredita que o III Seminário de Energia será uma oportunidade para que o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Eletronorte, Eletrobrás e outras entidades ligadas ao setor conheçam o potencial que Mato Grosso ainda tem adormecido no que se refere à energia hidráulica. Atualmente Mato Grosso gera 1.756 MW de energia elétrica através de 95 empreendimentos, sendo 52 por geração hidráulica e 43 por geração térmica.
Há 12 empreendimentos em construção com capacidade de geração de 203 MW e 38 outorgas concedidas para geração de 640 MW. As inscrições para o III Seminário de Energia são gratuitas e limitadas. Os interessados deverão entrar em contato com a Sicme, por meio do telefone (65) 3613-0073, enviar um e-mail para [email protected], ou acessar o site www.sicme.mt.gov.br .