Economia

Malha fiscal estadual vai cruzar informações de contribuintes em Mato Grosso

Está em implantação pela Secretaria de Fazenda de Mato Grosso um projeto-piloto de Malha Fiscal Estadual, com o objetivo de detectar comportamentos discrepantes dos segmentos que compõem a arrecadação de impostos, a partir do cruzamento de dados digitais procedentes de todas as fontes disponíveis possíveis.

O projeto se propõe a analisar, consistir, avaliar e estudar dados digitais de mais de 100 mil estabelecimentos localizados em Mato Grosso. O trabalho inicial foi executado sobre seis segmentos selecionados e resultou em aproximadamente seis mil contribuintes retidos na malha fiscal, os quais, durante os próximos meses serão convocados ou visitados em busca de esclarecimentos complementares ao Fisco Estadual.

A Malha Fiscal é um instrumento de inteligência fiscal utilizado pelas administrações tributárias em todo o mundo. O piloto do projeto é um dos quatro itens que compõem o projeto de Análise Fiscal do Comportamento dos Segmentos Econômicos. A fim de discutir melhor o assunto, a Secretaria Adjunta de Receita Pública da Sefaz realizou nesta quinta-feira, um Seminário de Análise Fiscal dos Segmentos.

Segundo o secretário Adjunto de Receita Pública, Marcel Souza de Cursi, o seminário é uma forma de oportunizar a ampliação da disponibilidade de informações agregadas quanto aos segmentos econômicos mato-grossenses. “Ainda estamos fazendo um trabalho inicial da Malha Fiscal no Estado, no entanto, já estamos conseguindo identificar os segmentos, através dos dados fiscais no sistema”, diz.

O projeto piloto da Malha Fiscal Estadual está sendo desenvolvido pelos servidores Ricardo Andrade Porto, Denise Assis e Adilson Garcia Rúbio, responsáveis pela manutenção e produção.