quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Ligações de telefone fixo para celular devem subir 7,99%

PUBLICIDADE

Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciará hoje o reajuste de 7,99% para as tarifas das chamadas entre telefones fixos e móveis (VC-1), que deve entrar em vigor no domingo. A informação de fontes do mercado foi confirmada pelo Ministério das Comunicações.

As empresas pretendiam um índice de reajuste de 9,71%, que correspondia a um desconto de 20% sobre o indexador das tarifas (IGP-DI) de 12,14% acumulado no período dos 12 meses anteriores à data-base do reajuste, que era no início de fevereiro.

A Anatel, após análise técnica das tarifas, chegou a um índice de reajuste de 8,43%, mas o ministro pediu que fosse negociado um aumento ainda menor.

Os principais executivos das operadoras de telefonia fixa e da Abrafix (associação das teles fixas), que estiveram reunidos até o início da noite de ontem com o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, deixaram o ministério sem comentar o acordo.

O presidente da Telefônica, Fernando Xavier, saiu do encontro com o ministro afirmando apenas que o melhor para as empresas seria uma definição o mais rápido possível sobre o reajuste das tarifas cobradas dos consumidores.

“A demora acumula uma perda que acaba sendo um problema a mais”, disse Xavier sem informar, no entanto, de quanto seriam as perdas acumuladas ao longo dos dois meses em que o reajuste já poderia estar em vigor.

O aumento para as tarifas do consumidor, que deveria ter sido acertado no início de fevereiro, foi adiado pela Anatel porque as empresas não chegaram a um acordo sobre as tarifas de interconexão com as redes das celulares (VU-M).

Algumas empresas chegaram a pedir uma arbitragem da Anatel sobre o valor da interconexão. Entretanto, as teles acabaram chegando a um valor após a mediação da agência, e a arbitragem não foi necessária. Como a VU-M é um índice acertado entre empresas, a agência não deverá comentar o assunto.

A expectativa é a de que o reajuste entre em vigor no próximo domingo. Para isso, no entanto, as empresas precisarão publicar os novos valores que serão cobrados dos consumidores em jornais de grande circulação, conforme prevê a legislação do setor.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas em Sorriso ofertam 176 vagas de empregos

Na capital do agronegócio, empresas e indústrias estão contratando...

Empresas de Colíder contratam 35 novos profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 35 novas vagas...
PUBLICIDADE