sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Funeral do papa deve ter duração de três horas

PUBLICIDADE

O funeral do papa João Paulo 2º terá duração de três horas e contará com um ritual que inclui a missa celebrada em frente à basílica de São Pedro pelos cardeais e patriarcas das Igrejas Orientais (vinculadas ao Vaticano), presidida pelo cardeal alemão Joseph Ratzinger.

A missa será celebrada na presença de mais de 2.000 personalidades do mundo inteiro, incluindo chefes de Estado e de governo, embaixadores, ministros, autoridades de instituições internacionais, membros da realeza e representantes religiosos.

Haverá também centenas de milhares de fiéis na Praça de São Pedro e em vários locais de Roma, que acompanharão a cerimônia por telões.

Antes do funeral, o camerlengo [líder interino do Vaticano], o cardeal Eduardo Martinez Somalo, celebrará na basílica uma cerimônia.

Caixão

O corpo de João Paulo 2º será colocado em um caixão de cipreste, e seu rosto será coberto por um véu de seda branco. O caixão será fechado na presença dos principais prelados da Cúria e, depois, levado ao altar instalado no átrio da basílica.

A missa começa com os salmos e a liturgia da palavra, seguida pelas palavras de Ratzinger. Em seguida, os presentes pronunciarão a prece universal em diversas línguas.

Haverá também a liturgia eucarística, em homenagem à última ceia de Cristo, e a comunhão, distribuída por centenas de sacerdotes, seguida do rito da última recomendação e do adeus. A missa continua com a súplica dos santos, aos quais se encomenda a alma de João Paulo 2º.

Seguem a súplica da Igreja Romana pronunciada pelo cardeal Camillo Ruini, e a das igrejas orientais, segundo o rito bizantino. A missa termina com uma oração do cardeal Ratzinger, que pede a Deus que conceda “à igreja, privada de seu pastor, o consolo da fé e da esperança”.

Cripta

A terceira e última parte do funeral será celebrada na cripta da basílica, para onde o caixão de João Paulo 2º será levado em procissão. Esta celebração será novamente presidida pelo camerlengo, na presença dos principais prelados da Cúria, do cardeal Ruini e das pessoas próximas ao Pontífice.

Antes de ser enterrado, o caixão de cipreste será colocado dentro de outro de zinco e de um terceiro de carvalho.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE