Serão retomados até o final de junho, pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), em Sinop, os estudos mensais sobre o Índice do Custo de Vida (IVCS), no município e região, que estavam paralisados desde agosto do ano passado, por falta de recursos financeiros da instituição. O projeto, desenvolvido pelo departamento de economia, se baseia, durante a pesquisa, em informações do setor de alimentação, eletroeletrônicos, combustível, vestuário, aluguéis, produtos de higiene pessoas e material de expediente. O objetivo é monitorar as oscilações de preços.
O processo de seleção para escolha de dois bolsistas que auxiliarão no levantamento de dados já iniciou. Conforme a universidade, até o próximo mês eles devem começar a trabalhar. A vigência da bolsa será até o final deste ano. A do projeto deve se estender por mais tempo.
O último levantamento divulgado pela pesquisa do ICVS foi referente a julho do ano passado, e apontou uma redução do custo de vida pelo terceiro mês consecutivo naquele ano.