Nesta segunda-feira, prefeitos e empresários do setor madeireiro da região Norte vão se reunir com o interventor do Ibama em Mato Grosso, Elielson Ayres de Souza, o secretário interino de Meio Ambiente e presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), Marcos Machado e o promotor do Meio Ambiente, Domingos Sávio.
As autoridades querem tranquilizar o setor, explicando quais serão as medidas para normalizar o mais rápido possível as atividades do setor com relação à geração do emprego.
A nova Secretaria do Meio Ambiente do governo do Estado, vai compartilhar gestão e informações dos seus escritórios regionais com iguais estruturas do Ibama. Segundo o jornal A Gazeta, as duas instituições vão unificar também a emissão de documentos de Autorização para o Transporte de Produtos Florestais (ATPFs), para desmate e fiscalização.
Para o promotor Domingos Sávio, a proposta é que os serviços das duas instituições sejam restabelecidos o quanto antes. “A preocupação é fazer com quem o Ibama volte ao atendimento normal, prestando serviço necessário para a atividade agrícola e madeireira. Vamos também estimular que o Ibama passe a fazer prestação de serviço para a comunidade junto com a Fema”, diz.