A indústria mato-grossense é o segundo setor que mais emprega pessoas com deficiência, segundo dados do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso. No mercado formal, há 7.582 pessoas com deficiência empregadas em todo o Estado, sendo 27%, ou seja, 2.043 empregadas no setor industrial, que considera a indústria e a construção civil.
O levantamento indica que a maioria das pessoas tem deficiência física (958), seguida de visual (388), auditiva (327), reabilitado (247), múltiplas (63) e intelectual/mental (60). Entre as atividades econômicas que mais empregam estão a fabricação de produtos alimentícios (37%), fabricação de produtos derivados de biocombustíveis (9%), fabricação de produtos químicos (8%), construção de edifícios (7%), entre outras. A informação é da assessoria da federação.
Uma das iniciativas desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é o Programa Mais Possibilidades que proporciona inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e também tem a missão de capacitá-las para que possam se tornar profissionais completos.