Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Economia da Unemat (Universidade de Mato Grosso) de Sinop apontou o ICVS (Índice do Custo de Vida de Sinop) do mês de junho. Os resultados apontaram que houve uma queda de –0,63% nos preços de 9 grupos analisados, ou seja, em relação ao mês de maio (0,52%) percebe-se uma deflação de 0,63%.
Segundo o chefe do departamento, Paulo José Körbes, o índice nacional também está apontando deflação. “Em São Paulo, por exemplo, o índice de inflação foi 0. Acredito que em todo o país haverá queda de preços e conseqüente deflação”, disse, ao Só Notícias.
Paulo afirma ainda que a deflação é em virtude da crise econômica que o município vem atravessando, mas que isso não é um bom sinal. “Os preços baixos são bons para quem compra mas não para quem vende, pois o comerciante acaba tendo que baixar muito seus preços e, algumas vezes, até desvalorizando seu produto. Podemos perceber que mesmo se o poder aquisitivo do comerciante aumenta ele prefere não gastar”, salienta.
Só Notícias apurou que dos itens analisados, 4 apresentaram maior queda em relação a maio. O de alimentação teve baixa de –2,4%, eletroeletrônicos com –1,19%, vestuário com –0,68% e produtos de higiene pessoal com –0,49%. Apenas um item apresentou alta, foi o de papelaria e material de expediente com +0,54%.
Conforme Só Notícias já havia informado, o ICVS de fevereiro foi de 0,34%, com INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 0,44%; o ICVS de março foi 0,74% com INPC de 0,73%; o ICVS de abril foi 0,41% com INPC de 0,91% e o ICVS de maio foi 0,52% com INPC de 0,70%. Ainda não foi divulgado o cálculo do INPC referente ao mês de junho.