Economia

Gerente do Ibama em Sinop diz que ATPFs serão liberadas a partir do dia 4

O gerente do Ibama em Sinop, José Geraldo Araújo, esteve ontem, na Câmara Municipal, onde fez um pronunciamento sobre as ações do órgão na região. Ele reafirmou que somente a partir do dia 04 de julho, quando termina o prazo de suspensão das ATPFs, imposto pelo interventor do órgão, Elierson Alves de Souza, a emissão das guias será reestabelecida para as empresas que estiverem atuando de forma legal.

“Estamos recadastrando 100% das empresas madeireiras da região Norte do Estado. Aquelas que não estiverem devidamente cadastradas até no dia 04, não terão atendimento garantido pelo Ibama”, afirmou.

Quanto às atividades de fiscalização que estão sendo realizadas pelos dois helicópteros do Ibama que estão na região de Sinop, ele ressaltou que o objetivo é “fundamentalmente, conter o processo de desmatamento. Aqueles que estiverem fazendo desmatamento sem autorização da Fema, serão autuadas. Os que estiverem trabalhando legalmente, não terão nenhum problema”, disse.

Araújo explicou que dentre as empresas da região que tiveram planos de manejo suspensos para averiguação, seis já tiveram os planos liberados. As ATPFs dessas empresas estão impressas, mas deverão ser liberadas somente após o dia 04.