O Fórum Estadual dos Secretários de Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária e Turismo de Mato Grosso se reuniu nesta quinta-feira (10) para definir as ações que serão desenvolvidas no ano de 2010 em todo o Estado. Na ocasião foi apresentado o desenvolvimento regional do Programa Luz para Todos, pelo secretário Neldo Egon e representantes da Eletronorte e Rede Cemat. Aos secretários municipais foram disponibilizadas as versões finais dos projetos desenvolvidos pelo fórum e encaminhados pela bancada federal de Mato Grosso no Congresso para o Orçamento Geral da União de 2010 .
O secretário de Desenvolvimento Rural Neldo Egon discorreu sobre a importância dos debates e discussões para elencar as prioridades das reivindicações dos secretários em seus municípios. "Precisamos saber das demandas dos municípios e essa é uma ótima oportunidade para isso", disse. Ele também se declarou otimista com a Feira Estadual de Agricultura e Agroindústria Familiar, que deverá ser realizada em maio ou junho do próximo ano, como mais uma forma de incentivar os pequenos produtores de Mato Grosso.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios,Pedro Ferreira, destacou a importância da união entre Estado e municípios para fomentar projetos e ajudar no desenvolvimento econômico da região. "A AMM se coloca à disposição para trabalhar junto com os secretários municipais, oferecendo apoio em ações e projetos em diversas áreas", declarou também que estará conclamando todos os prefeitos para que a feira estadual seja um sucesso .
Para promover, fortalecer e divulgar a agroindústria familiar foi criado um projeto e definido as parcerias do governo federal, estadual e municipal com a iniciativa privada para a realização da Feira no Estado de Agricultura e Agroindústria Familiar com a participação de representantes de vários segmentos do setor. A idéia do projeto da feira estadual foi apresentada pelo consultor do Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi e ex-prefeito de Crissiumal (RS), Walter Heck, aos representantes do Fórum. "Precisamos nos unir e fazemos uma análise do esforço para que todos participem e promovam o desenvolvimento sustentável local e com essa feira muitas experiências poderão ser apresentadas, e casos de sucesso também", pontuou.
Presentes na reunião o secretário adjunto de Agricultura familiar, Jilson Francisco da Silva, o secretário adjunto da Secretaria Estado do Meio Ambiente (SEMA), Salatiel Araújo, o gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM e coordenador do Fórum, Edson Justino dos Reis e demais representantes do governo do Estado, do Banco do Brasil, Sicredi, Banco da Amazônia, Rede Cemat e Eletronorte. Também com a participação efetiva nas discussões no encontro secretários dos municípios de Alto Araguaia, Vila Rica, Nova Ubiratã, Alto Boa Vista, Santo Afonso, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Pontes e Lacerda, Castanheira, Aripuanã, Água Boa, Cuiabá, Guiratinga, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Nova Mutum, Cáceres, Nova Monte Verde, entre outros.