segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Ferrugem da soja ‘atacou’ em muitas fazendas em Sorriso

PUBLICIDADE

A colheita da soja em Sorriso está terminando. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Nelson Picolli, dentro de 10 a 15 dias, “se o tempo continuar colaborando”, a colheita será concluída. Ele ressaltou que já foi colhido em torno de 75% da área plantada.

Entre os maiores problemas problemas enfrentados nos últimos dias, segundo ele, o produtor está tendo com arcar com um ataque violento de ferrugem asiática, que ocorreu em quase 100% das propriedades. “O percevejo também foi outra praga que apareceu em um surto maior do que no ano passado, mas não causou prejuízo tão acentuado quanto a ferrugem. Essa realmente exige um custo maior para combater e tem ação rápida: em uma semana, ela pode ficar incontrolável e causar uma perda generalizada”, destacou.

A produtividade, segundo ele, será afetada pela incidência de ferrugem, ficando em torno de 52 a 55 hectares. Sorriso deverá colher neste ano, em torno de 1,98 milhão de toneladas, quase 6% menos que em 2004/05, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Com preços abaixo do custo de produção, a maioria dos produtores mantém as vendas em ritmo lento.

Dados do Instituto Matogrossense de Economia Agrícola (IMEA-MT) apontam que o endividamento dos produtores no Estado chega a R$ 3 bilhões – excluindo valores referentes ao Pesa (programa de securitização e saneamento de ativos).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...
PUBLICIDADE