sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Duas cidades do Nortão se destacam no reflorestamento com plantio de Teca

PUBLICIDADE

Mato Grosso tem 90% da área plantada de teca no Brasil e vem se destacando por seu potencial na 'produção de florestas'. Especialistas da Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) vão demonstrar, no 4º Encontro Brasileiro de Silvicultura, mês que vem em Ribeirão Preto (SP), os avanços no setor. O encontro será o principal palco de discussões sobre silvicultura do Brasil, reúne formadores de opinião do mercado florestal que também debaterão as tendências e soluções são apresentadas e discutidas promovendo o intercâmbio técnico-científico entre profissionais e instituições que atuam na área.

De acordo com secretário geral da Arefloresta, Fausto Takizawa, no país são pouco mais de 80 mil hectares de teca plantada, sendo que 70 mil são em Mato Grosso. Se destacam Cáceres, Porto Esperidião, São Jose do Quatro Marcos, Tangará da Serra, Alta Floresta e Juara. Mais de 90% do volume da teca produzida no Brasil segue para exportação, tendo como principal destino o sudeste da Ásia, região de origem da espécie. “Essa é uma madeira tropical nobre plantada e de espécie exótica, visando a exportação e sua produção respeita a legislação ambiental. Hoje ela é exportada em tora, tábuas e blocos. A teca alcança dimensão de corte a partir do 10º ano, mesmo não sendo o corte final, com esse período é possível fazer uso em serraria e até exportar. Lembrando que o ciclo final é de 20 a 25 anos”, explica.

Fausto, também ressalta que a teca possui grande potencial econômico para integrar um Sistema de Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), pois segundo alguns estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ela tem sido destaque pelo seu retorno econômico. “Essa é uma experiência boa, pecuaristas que já inseriram a teca em seu sistema de produção, tiveram sucesso, pois em termos de rentabilidade a teca é a espécie que tem demonstrado os melhores números", acrescenta, através da assessoria.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 511 funcionários e em Nova Mutum 63

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 511 vagas de...

Principal aeroporto de MT tem mais um mês de queda no número de passageiros

Passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no...

Mato Grosso tem 25 mil contratações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...
PUBLICIDADE