O dólar encerrou em alta nesta segunda-feira, refletindo a cautela de investidores com o cenário político e antes da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
A divisa norte-americana avançou 0,43 por cento e terminou a R$ 2,321. O mercado também acompanhou a valorização da moeda no campo externo, em meio a uma perspectiva um pouco mais otimista sobre a economia dos Estados Unidos depois da passagem do furacão Katrina.
“O mercado foi muito tranquilo, muito parado também, com muita gente segurando posição com expectativa pelas CPIs e de uma queda nos juros”, comentou Tarcísio Rodrigues, diretor de câmbio do banco Paulista.
Depois do feriado no meio da semana passada, as CPIs retomam os trabalhos e há também a votação no plenário da Câmara dos Deputados sobre o pedido de cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), prevista para quarta-feira.
No campo econômico, o mercado aguarda a decisão do Copom sobre a taxa básica de juros, atualmente em 19,75%. Analistas acreditam que deve haver um corte, principalmente depois dos recentes indicadores de preços que mostraram deflação.