Os ingressos de recursos no câmbio fizeram o dólar interromper hoje uma seqüência de quatros altas. A moeda norte-americana caiu 0,75% hoje e fechou a R$ 2,377 na venda.
Segundo Júlio César Vogeler, da corretora Didier Levy, após quatro altas seguidas, os exportadores aproveitaram para vender divisas.
Além disso, o mercado opera na expectativa de ingressos de recursos via captações externas. A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) captou hoje US$ 500 milhões no exterior.
Vogeler ressalta que os fundamentos da economia brasileira continuam positivos, com parte do mercado já apostando em uma redução do juro básico (Selic) na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central. A taxa está atualmente em 19,75% ao ano.
Outro indicador de preços, divulgado hoje, apontou deflação. O IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna), da Fundação Getúlio Vargas, registrou uma taxa negativa de 0,45% em junho. Em maio, o índice havia apurado deflação de 0,25%.
Pela manhã, o dólar chegou a subir 0,79%, com o mercado tenso por conta dos ataques terroristas na rede de transportes de Londres (Reino Unido) ocorridos na manhã desta quinta-feira.