PUBLICIDADE

ANTT aponta “avanços significativos” em obra de ferrovia entre Goiás e Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou hoje o resultado de uma visita técnica às obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), no trecho que vai ligar a cidade de Água Boa, na região Araguaia de Mato Grosso, a Mara Rosa, no estado de Goiás. Segundo a ANTT, houve avanços “significativos” na construção.

O trecho em foco, conhecido como FICO 1, estende-se por 383 quilômetros. Durante a última inspeção, que ocorreu no último fim de semana (19 a 21), a Diretoria e os fiscais da ANTT constataram que a conclusão da terraplenagem saiu de 9,87% para 13,28%, desde outubro do ano passado, projetando-se para atingir 33,28% até dezembro de 2024. Além disso, a gestão fundiária liberou aproximadamente 238,5 quilômetros em dezembro de 2023, com uma tendência de alcançar 364 quilômetros até o fim deste ano.

Segundo a ANTT, as obras da alça de ligação da FICO com a Ferrovia Norte-Sul, que já está em operação no Tramo Central, na altura de Mara Rosa, estão bem adiantadas e em breve permitirão a instalação de trilhos, o que promoverá o carregamento de materiais para o avanço das obras com maior eficiência logística. Também estão em andamento as obras de infraestrutura no pacote 3, entre os km 80 a 104, próximo a Santa Terezinha de Goiás.

No âmbito da engenharia, conforme a agência, os pacotes de projetos avançam de acordo com o cronograma estabelecido. Os pacotes de 1 a 7 já obtiveram certificações para início de obras ainda ano passado, enquanto os pacotes de 7 a 11 estão previstos para terem suas obras iniciadas até dezembro de 2024. As autorizações da ANTT para os diferentes pacotes demonstram um compromisso conjunto com o progresso do empreendimento.

A FICO é uma das grandes promessas para o transporte de cargas no Brasil, ligando as produtivas regiões do Centro-Oeste à Ferrovia Norte Sul e, consequentemente, aos portos estratégicos de Santos e São Luís, o que vai promover integração nacional e desenvolver ainda mais a economia do país.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE