O número de internautas residenciais ativos em março cresceu 3,2%, atingindo 22,7 milhões de usuários, 40% mais do que em março de 2007. A confirmação é do Ibope. O Brasil continua sendo o país com maior tempo médio mensal de navegação residencial por internauta entre os 10 países monitorados pela Nielsen//NetRatings, com 23h51min, 1 hora e 27 minutos mais do que em fevereiro de 2008 e 2 horas e 56 minutos acima do tempo de março de 2007.
Esses dois números (usuários residenciais ativos e tempo médio de uso residencial da internet) são os maiores já registrados pelo IBOPE//NetRatings desde setembro de 2000, início das medições no país. Completam a lista dos cinco países com maior tempo médio mensal por pessoa no domicílio a França (21h30min), os Estados Unidos (20h24min), o Japão (20h21min) e a Alemanha (19h09min).
“O ritmo de crescimento da internet brasileira é intenso”, avalia Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do IBOPE//NetRatings. “A entrada da classe C para o clube dos internautas deve continuar a manter esse mesmo compasso forte de aumento no número de usuários residenciais porque estamos vivendo um bom momento econômico, com maior número de trabalhadores com carteira assinada, portanto com maior possibilidade de obter financiamento para comprar computador para sua família, financiamentos abundantes, computadores com preço em queda, banda larga com valores mais acessíveis e, principalmente dois fatores ligados à família típica da classe C: os pais acreditam que a internet dará uma vida melhor para seus filhos, por isso não poupam esforços para obter o acesso residencial e os filhos querem ser iguais a seus pares, ou seja, poder chegar na escola ou na rua e dizer que têm internet em casa”, complementa Magalhães.