PUBLICIDADE

CPMF será debitada a cada dez dias nas contas bancárias

PUBLICIDADE

A partir de março a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) deverá ser debitada a cada dez dias e não mais semanalmente, como ocorre hoje na maioria dos bancos.

Uma portaria do Ministério da Fazenda publicada hoje no Diário Oficial da União ampliou o prazo de apuração da contribuição para facilitar o cruzamento de dados sobre as declarações de CPMF encaminhadas pelos bancos e os valores efetivamente recolhidos, e melhorar a fiscalização, segundo informou a segundo a chefe da Divisão de Impostos sobre o Mercado Financeiro da Secretaria da Receita Federal, Maria da Consolação Silva.

Isso porque a declaração dos valores devidos pelos contribuintes é repassada pelos bancos à Receita sobre uma base mensal, mas a apuração feita semanalmente muitas vezes não coincidia com os valores declarados, principalmente quando uma semana de arrecadação era dividida entre o fim de um mês e o início do outro, misturando informações entre os meses.

Com a portaria, os bancos que optam por não fazer o recolhimento diariamente, a maioria, segundo a técnica, deverão recolher os valores arrecadados com a contribuição à Receita no prazo de cinco dias úteis após o fim de cada apuração. O terceiro decêndio do mês irá considerar até o último dia do mês (seja ele de 28, 29 ou 31 dias), garantindo dados fechados mensais.

“Agora o número vai ter que ser igual”, disse, a técnica ao explicar que os valores declarados relativos a um mês deverão ser equivalentes aos recolhimentos dos três decêndios.

De acordo com a técnica, a medida irá não só facilitar o controle da Receita sobre a arrecadação da contribuição, mas também beneficiará os consumidores, já que os débitos da CPMF serão feitos três vezes por mês e não quatro, mantendo o dinheiro do contribuinte por mais tempo nas contas.

A cobrança da CPMF, que corresponde a 0,38% da movimentação financeira, está prevista para vigorar até dezembro de 2007.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE