sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Coordenador aponta escassez de mão de obra e qualificação para preencher vagas de empregos em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/Ademir Júnior/arquivo)

O Sistema Nacional de Empregos, em união com empresas e indústrias de Sinop, oferta semanalmente grande número de vagas, mas enfrenta problemas na hora de preenche-las. Em entrevista ao Só Notícias, o coordenador do SINE, Denilson Graciano do Nascimento, explicou que a falta de mão de obra e qualificação são as maiores dificuldades enfrentadas pelos contratantes.

O coordenador apontou que a procura em setores específicos como construção civil nas funções de pedreiro, carpinteiro e servente de obras, é dificultada pela ausência de candidatos, além da falta de experiência no mercado de trabalho, ficando disponíveis por várias semanas. Outro exemplo são as funções administrativas, onde o maior obstáculo é encontrar profissionais com a experiência exigida pelos contratantes.

“Quando a empresa pede um perfil específico, nós seguimos os requisitos, mas sempre ligamos para os contratantes sobre candidatos com pouca experiência que tenham vontade de aprender, varia de empresa para empresa. Algumas empresas já estão optando por candidatos sem experiência”, explicou Denilson.

Conforme o Só Notícias já informou, boa parte das funções com grande procura de candidatos, não obtiveram sucesso nas buscas, na última semana. Os profissionais mais requisitados pelas empresas do município eram alimentador de linha de produção, que são responsáveis pelo abastecimento de materiais, organizam a área e separam matérias para reaproveitamento na linha de produção, acumulava 30 vagas, se mantendo durante 3 semanas como líder em necessidade das empresas.

Havia outras 22 vagas de vendedor interno, responsável pelas comunicações comerciais da empresa com os clientes, podendo ser via internet, telefone ou presencialmente. Auxiliar de linha de produção, que atua no manuseio de materiais, como preparo, embalagens abastecer as e operar as máquinas, fazer manutenções, entre outros, tinha 16 vagas. Auxiliar administrativo, que garante suporte operacional e administrativo, atendimento telefônico, organização e registros de documentos e dados havia 11 vagas. Para o posto de soldador, que se responsabiliza pela solda, equipamentos utilizados, cortes, dentre outros, buscavam por 10 candidatos.

O SINE realiza a intermediação de mão de obra, presta serviços de habilitação do seguro desemprego, atendimento e orientação sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital e Previdência Social. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Terminam domingo transferência de cursos em 4 câmpus da UFMT; Sinop tem mais vagas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de...

Prorrogado prazo para entrega de relatório de empresas em MT que recebem incentivos fiscais

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...

Incêndio em quadro elétrico causa estragos a madeireira no Nortão

As chamas de alastraram pelo setor de máquinas numa...
PUBLICIDADE