quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Comércio Exterior será debatido durante a Feira do Empreendedor em Mato Grosso

PUBLICIDADE

As perspectivas e avanços do comércio exterior serão um dos temas tratados durante a Feira do Empreendedor 2005 de Cuiabá, em painéis que reunirão analistas, estudiosos e representantes do poder público para discutir os mecanismos de apoio, financiamento e seguro do setor. A Feira do Feira do Empreendedor é promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e o Governo do Estado de Mato Grosso e acontecerá de 9 a 13 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal.

O primeiro painel, “Instrumentos de apoio ao Comércio Exterior”, reunirá o representante da Receita Federal, Baner Silva Marques, que falará sobre os procedimentos para cadastramento no Siscomex e o funcionamento do despacho aduaneiro. As vantagens do desembaraço no Porto Seco serão apresentadas pelo diretor do porto, Francisco Antônio Almeida. A mesa também debaterá a importância do Inmetro para a superação das barreiras técnicas, tendo como palestrante a dirigente do órgão, Flávia Alves, e os mecanismos de reconhecimento da Propriedade Intelectual no Brasil, com o dirigente do INPI.

O segundo painel, “Mecanismos de financiamento e seguro no comércio exterior”, terá as seguintes participações: de Valdir Fernandes Leite, do BNDES, que falará sobre as linhas de financiamento para exportação; do diretor de Crédito do Banco da Amazônia, Milton Barbosa Cordeiro, que discorrerá sobre o apoio da instituição às exportações; de Marcos Barbosa, da SBCE, que falará sobre os seguros de crédito para exportação; e de Carlos Alberto Callejas, que abordará o apoio do Banco do Brasil às exportações.

Os Painéis do Comércio Exterior também oferecerão formação e informação para o interessado em inserir seu produto no mercado externo, debatendo sobre as ferramentas de apoio e incentivo existentes e como ter acesso a elas. Oficinas sobre exportação em Mato Grosso e a exportação do artesanato especial serão oferecidas durante o evento, demonstrando os programas federais e estaduais de incentivo ao futuro exportador, além das novidades tecnológicas que modificaram a correspondência tradicional e a eletrônica.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE