O feriado de Proclamação da República, celebrado neste sábado (15), não afetará negativamente as vendas do comércio da Grande Cuiabá. Isso porque os lojistas poderão manter o atendimento normal, sem alteração nos horários de funcionamento. O alerta da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é feito somente quanto às obrigações trabalhistas, acordadas na convenção coletiva firmada entre entidades patronais e Sindicatos dos Empregados no Comércio de Cuiabá (Secc) e lei municipal 165/2008.
Conforme observa o presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto, o sábado é tradicionalmente o dia de maior movimento no comércio. “Neste sábado, os lojistas mantêm o atendimento normal, mas o valor da hora trabalhada é dobrado e os funcionários que ficarem na ativa também têm direito a 1 dia de folga, que deve ser concedido em até 30 dias”.
Em Cuiabá e Várzea Grande, devido ao acordo com o Secc, os estabelecimentos comerciais não podem funcionar no dia 25 de dezembro (Natal), em 1º de janeiro (Ano Novo), na Sexta-Feira Santa, em 1º de Maio (Dia do Trabalho) e no dia 2 de novembro (Finados).
Nos supermercados, o acordo firmado entre patrões e empregados é um pouco diferente, diz o presidente da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Kassio Catena. “Por esse último acordo, que vigora em 2014 e 2015, apenas no Natal e no Ano Novo os supermercados devem suspender o atendimento”.
Nos demais feriados, os funcionários que trabalharem têm garantida a compensação com folga, concedida no prazo de até 180 dias e o pagamento a mais pela hora trabalhada.
Nos shoppings da Capital, o horário de funcionamento se mantém normal, das 10h às 22h, incluindo lojas, área de alimentação e lazer abertos. No Pantanal Shopping, a expectativa é incrementar as vendas em 8% neste sábado sobre igual período do ano passado, considerando o público que vem dos municípios do interior para aproveitar o feriado em Cuiabá, conforme informou a assessoria do estabelecimento.
Para a parcela da população que pretende ir às lotéricas para efetuar pagamentos ou realizar apostas, o presidente do Sindicato dos Empresários Lotéricos de Mato Grosso (Selomat), Ademir de Souza, deixa o alerta para que essas atividades sejam adiantadas para a véspera (14), já que no feriado a maioria desses estabelecimentos estarão fechados. “Os empresários podem manter o atendimento, mas grande parte deles, por questão de segurança, opta pela suspensão dos serviços”.
A exceção são as lotéricas instaladas nos 3 shoppings centers da capital, onde o atendimento será mantido das 10h às 18h, avisa Souza.