PUBLICIDADE

Chuvas ajudam a safrinha de milho de Sinop

PUBLICIDADE

O plantio da safrinha de milho começou no final de fevereiro no Nortão de Mato Grosso. Em Sinop, há cerca de 24.985 hectares plantados. Mas os produtores sentiram uma grande dificuldade nos últimos 15 dias, com a estiagem. Na semana passada choveu e os produtores ficaram aliviados.

Ivo Riffel, que plantou 100 hectares, diz que estava quase perdendo a produção. “Os preços do mercado já estão baixo, de boa qualidade os produtos não tem valor, imagina se não chovesse. A qualidade iria piorar e o preço cair ainda mais. Não foi o suficiente, mas o pouco que choveu ajudou muito”, confirmou Ivo, que espera colher uma média de 50 sacas por hectare.

Um outro produtor afirma que sua área plantada não chegou a 70% em relação ao ano passado. “Esse ano eu plantei 200 hectares, pouco mais que a metade de 2004 e vou colher bem menos também. Em 2004 tirei cerca de 80 sacas por hectare, agora não espero que chegue a 70. Se chover mais quem sabe a situação mude porque essas chuvas que caíram nos últimos dias só amenizaram nossa situação. Passei em terras vizinhas e vi umas espigas que estão só o charuto. Dá dó”, disse Bruno Spies, ao Só Notícias.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), a expectativa de colheita é de 50 sacas por hectare ou 3kg mil. Em toda a região Norte de Mato Grosso já foram plantados cerca de 129.295 hectares de safrinha de milho. Até o final do mês que vem devem ser colhidos 78.200kg mil de grãos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...
PUBLICIDADE