Amanhã será um dia de muita discussão sobre a situação do setor madeireiro em Sinop e região. Às 09:00h, na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) haverá uma reunião da FIEMT (Federação das Indústrias de Mato Grosso). Já à tarde, às 13:30h, a Associação Brasileira de Indústria da Madeira Processada Mecanicamente(Abimci) também promove uma reunião com o setor para discutir os principais problemas que afetam a região.
A região Norte, principalmente os municípios de Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Vera e Itaúba, está vivendo um período muito crítico para o setor madeireiro. Desde julho, o setor praticamente estagnou. Depois da intervenção, o Ibama liberou apenas 5 planos de manejo na região de Sinop.
Os estoques de madeira já estão praticamente no fim e, com a aproximação do período chuvoso, muitas já anunciaram que devem parar por falta de matéria-prima. Com isso, o número de desempregados do setor que já passa de 17 mil em todo o EStado, deve aumentar ainda mais.