Polícia

PM de Nova Mutum leva programa Proerd às escolas do interior

A Policia Militar de Nova Mutum está estendendo o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD- para escolas doo interior do município. Escolas das comunidades São Manoel, Ranchão e Pontal do Marape já contam presença de um policial em sala de aula, passando orientações para os alunos.

As atividades começaram em agosto e envolvem os alunos da 4º série do Ensino Fundamental. O PROERD é baseado em moldes americanos e tem por objetivo mostrar para as crianças da faixa etária entre 10 e 12 anos, quais os perigos das drogas e as suas conseqüências negativas, assim como da violência. As aulas são ministradas por um policial (instrutor) que foi devidamente preparado. Em sala de aula, fardado e desarmado, o policial aplica lições com duração de 45 minutos, com acompanhamento do professor.

Fazem parte das atividades muitas dinâmicas e orientações. O PROERD também promove uma aproximação maior entre a polícia e a comunidade. Às crianças tem noções de comportamento, respeito e estabelecem uma relação de confiança com as autoridades policiais. “Bem informadas as crianças saberão distinguir situações de risco e assim não envolverem-se em problemas”, explicou o soldado PM Dutra, que é o instrutor do Programa.

Todas as quartas-feiras o trabalho é desenvolvido nas escolas São José e Produtiva Ranchão. Na quinta-feira é atendida a escola municipal Jorge Carlos Ferreira, no Pontal do Marape.