segunda-feira, 17/junho/2024
PUBLICIDADE

Ager realizará consulta pública para avaliar energia elétrica no Nortão

PUBLICIDADE

Consultas públicas sobre energia elétrica no Estado serão em Peixoto de Azevedo e em Paranatinga este ano. A participação dos usuários é de extrema importância para subsidiar a avaliação da Ager – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso. Além das consultas previstas, a Aneel realiza a cada quatro anos em média, uma audiência pública sobre revisão tarifária. Este ano, a proposta da concessionária foi de reduzir em 8,08% a tarifa de energia em Mato Grosso. Avaliada e aprovada pena Aneel, a redução começou a valer a partir deste mês.

Com o objetivo de auxiliar o consumidor a economizar energia elétrica, a Ager também dá dicas que podem evitar desperdícios e gastos desnecessários sem diminuir o conforto.

O maior “vilão” da energia elétrica é o ar condicionado. Enquanto o chuveiro elétrico consome em média 15 kwh por mês, o ar condicionado de baixa potência consome 312kwh, em média, no mesmo período. Recomenda-se que as portas e janelas estejam sempre bem fechadas quando o aparelho estiver ligado, que se limpe o filtro regularmente e que o aparelho não seja exposto aos raios solares. Não refrigere excessivamente o ambiente, pois o conforto térmico é uma combinação de temperatura e umidade, sendo recomendado entre 22 e 24ºC de temperatura e 50 e 60% de umidade relativa do ar.

Para usar o chuveiro de forma econômica, recomenda-se que seja utilizado na posição verão, pois a posição inverno pode consumir até 40% a mais de energia. O usuário pode ainda desligar o chuveiro enquanto se ensaboa, e não demorar no banho e outra boa dica de economia de energia e água.

Indispensável nos lares, a geladeira gasta em média 36kwh, por mês. Para diminuir o consumo de energia da geladeira, aconselha-se evitar forrar as prateleiras, não deixar a geladeira aberta por muito tempo, além de verificar com freqüência às condições da borracha de vedação da porta. Não coloque alimentos quentes dentro da geladeira e não utilize a parte de trás para secar roupas.

O consumidor deve ficar atento e preferir lâmpadas fluorescentes, pois a incandescente consome em média 15kwh por mês, enquanto a fluorescente tem o consumo médio de 3kwh no mesmo período. Para economizar, prefira a luz natural durante o dia. À noite, não deixe a luz acesa em ambientes vazios.

Outro vilão do alto consumo são os eletrodomésticos que mostram horário ou têm stand by, aquela luz que indica que o aparelho está desligado. Evite dormir com a televisão ligada e desligue-a quando ninguém estiver assistindo. Se o aparelho tiver stand by, desligue-o da tomada, pois eles podem significar 20% do valor da conta, sem terem sido utilizados

Na hora de lavar as roupas, procure juntar várias peças antes de utilizar a lavadora ou passar a ferro. Utilize a dosagem certa de sabão para evitar muitas operações de enxágüe e limpe o filtro da máquina com freqüência. Para passar roupas, inicie e terminem com uma temperatura baixa, as últimas peças poderão ser passadas aproveitando o calor armazenado.

Observe se não há fuga de corrente como fios mal emendados, desencapados e mal isolados, pois não causam apenas desperdício de energia elétrica, mas também riscos de incêndio ou choque.

O consumidor deve fica atento e dar preferência aos eletrodomésticos que possuam o selo do Procel, instituído por decreto presidencial em 1993. O selo que é a garantia de economia foi desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.

A Ager, através do convênio de cooperação que tem com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) desde 2001, é o órgão responsável por regular e fiscalizar os serviços de energia elétrica no Estado, bem como orientar e esclarecer os consumidores sobre as ações referentes à este serviço.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

ANTT anuncia leilão de rodovia federal entre Mato Grosso e Goiás; R$ 6,8 bilhões de investimentos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou hoje...

Sinop tem quase 3 mil novas empresas em 5 meses

Sinop ganhou 2.975 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Empresas de Colíder contratam 41 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias de Colíder iniciam a semana ofertando...
PUBLICIDADE