quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Agências bancárias de Tangará da Serra são fiscalizadas pelo Procon

PUBLICIDADE

A Lei foi criada e sancionada em 2001, mas até hoje ela não é cumprida de acordo com o seu teor, em conseqüência disso os usuários das agências bancárias de Tangará da Serra são obrigados a ficar na fila esperando para ser atendidos o tempo três vezes mais, ou até superior a isso, que a Lei Municipal nº1.914, criada através do Projeto de Lei 002/01, determina que é de permanência máxima de 30 minutos.
     
Visando fazer valer os direitos dos consumidores, o Procon – Órgão de Defesa do Consumidor de Tangará da Serra, com apoio dos profissionais do Procon de Cáceres iniciaram na última quarta-feira visitas às agências bancárias, no sentido de coletar dados e informações que possam subsidiar seus trabalhos. De acordo com o coordenador do Procon em Tangará, Márcio de Oliveira Lopes, nas agências onde são distribuídas as senhas são anotadas nelas o horário, ou seja, desde o momento em que a pessoa retira a senha até o momento em que ela é atendida. Nos estabelecimentos que ainda não utilizam o sistema de senha, são anotados o nome das pessoas, o horário que ela chegou na fila até seu atendimento.
     
Os fiscais estão permanecendo até mais de duas horas nas agências, após acompanharem o atendimento nos estabelecimentos, eles fazem a apresentação da Lei para a gerência da unidade bancária. O líder de reclamações no Procon é o Banco do Brasil, além de demorar no atendimento ao público, não trabalha com senhas para atendimento no caixa, e as pessoas ainda tem que ficar esperando em pé. Outro porém que deixou muitos indignados é que na agência tinha apenas três caixas atendendo, quando os fiscais chegaram passaram para quatro, o que foi de forma um pouco mais rápida.
     
Segundo Márcio, a Caixa Econômica Federal também recebe várias reclamações, eles argumentam que para serem punidos há necessidade de uma lei federal e não municipal. “Em virtude disso estarei encaminhando a cópia da Lei Municipal para o Ministério Público, para o Banco Central e para a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil no sentido de que todos fiquem sabendo do que acontece em Tangará”, explicou Márcio, destacando que diante da quantidade de municípios que a agência da caixa atende, o número de caixas é insuficiente.
     
Após repassadas essas informações, as agências terão 30 dias para se adequarem, caso o Procon receba reclamações, ou seja, na primeira reincidência a multa é de 30 UPMs (Unidade Padrão Municipal), ou seja, R$ 198,98 para cada UPM; na segunda reincidência a multa é de 50 UPMs. A cada reincidência, vai aumentando o valor da multa. Em virtude disso, o Procon irá pedir a alteração na lei, até que se tenha condições de interditar a agência.
     
As fiscalizações vão continuar e cabe ao usuário ficar atento, e diante de qualquer demora no atendimento entrar em contato com o Procon.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...

Cresce número de passageiros no aeroporto de Rondonópolis; Alta Floresta tem queda

O aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, registrou aumento...
PUBLICIDADE