Economia

80% do milho safrinha de Sinop já foi colhido

Com uma área de 24.985 hectares de milho safrinha plantados, os produtores do grão em Sinop, já colheram 80% do plantio feito entre os meses de fevereiro e março deste ano, correspondente a safrinha 2004/2005.

Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), uma média de 3 toneladas de milho estão sendo colhidas a cada hectare, ou seja, 50 sacas por hectare. Sendo assim, até o momento foi colhida uma área de cerca de 19.748 hectares.

A colheita começou no início do mês passado e deve terminar ao final deste mês. Segundo informações do Sindicato Rural de Sinop, ainda não é possível fazer um balanço ou estimativa de perdas para esta colheita, mas um dos maiores problemas que os produtores deverão enfrentar é com a armazenagem dos grãos, pois os armazéns ainda estão com produção da colheita anterior estocada.

Na safra passada, o plantio de milho em Sinop foi de 17.526 hectares. O aumento na safra deste ano foi de 42%. Só Notícias apurou que, até ontem, a saca de 60kg do milho na regiã de Sinop, estava cotada em torno de R$ 10 em Mato Grosso a R$ 11,2.