Cultura

Livro que conta a história da Unemat em Sinop será lançado na próxima terca-feira

O livro escrito pelo professor Ireneu Jaeger narra a história da instituição, presente em Sinop desde 1990. “Histórico do Campus de Sinop e da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT: Dificuldades e conquistas”  tem prefácio de Jeferson Diel, e será lançado oficialmente no próximo dia 12, às 20h, na Biblioteca Municipal (antiga sede da Receita Federal) e é aberto a toda comunidade.

Jaeger contou, ao Só Notícias, que coleta material de pesquisa desde esta época, inclusive no primeiro Campus de Cáceres. “Eu falo no começo sobre o que aconteceu antes da Unemat vir pra cá, nossa luta desde a época do prefeito Geraldino, quando fomos para Cuiabá buscar recursos”, conta. Na obra, ele relata como foi duro o processo de instalação em Sinop até os dias de hoje. Ele coordenou, por duas vezes, o campus sinopense. A Unemat foi a segunda faculdade pública instalada em Sinop.

O autor é professor aposentado da Unemat e ocupa a cadeira número 1 da Academia Sinopense de Ciências e Letras – ASCL. Em Sinop desde 1977, Ireneu Jaeger é natural de Santa Catarina e já publicou vários livros, entre eles "Luzerna-poemas", "A invenção do Garfo – Crônicas Literárias" e “Curso Básico de Português”.