A diversidade das manifestações culturais e artísticas de Cuiabá e do interior de Mato Grosso estará representada no Vem Pra Arena, projeto da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) que leva, para o entorno da Arena Pantanal, em Cuiabá, programação variada de entretenimento, cultura e lazer. A edição deste sábado (2 de julho) tem como ponto alto o show do cantor e compositor Lenine. Antes, porém, há muitas atrações voltadas para públicos de todas as idades.
A cantora gospel Andrea Curi abre a programação deste segundo Vem pra Arena de 2016, a partir das 17h. Há 16 anos ela se dedica ao estilo musical e já tem inclusive um CD gravado, cujo repertório será mostrado na apresentação.
“O foco desse show é levar mensagens de esperança para a população, neste momento especial que o país e o estado estão vivendo, envoltas em um produto artístico de qualidade”, afirma o produtor Jonatas Rodrigues. “Estamos muito felizes em participar do Vem pra Arena, um evento que mostra a compreensão do governo em abranger vários estilos musicais e contemplar públicos diversos”.
A diversão da criançada também está garantida com a Caixa de Brinquedos que participa pela segunda vez do Vem Pra Arena. No repertório do grupo, formado por Bruno Lucialdo, Dê Guimarães, Anderson Patrick, Nina Carvalho e Totó Bodega estão brincadeiras, contação de histórias e músicas de compositores conhecidos como Jorge Benjor, Raul Seixas, Arnaldo Antunes, Clarice Falcão e Chico Buarque, entre outros, interpretadas de maneira divertida.
A atração seguinte vem de Nobres e privilegia o ritmo sertanejo. Anderson Viola é compositor e violeiro autodidata, professor de viola caipira no Ponto de Cultura Instituto Nobres Vozes.
De Poxoréu o grupo de catira Os Guarás mostra toda a tradição característica da zona rural do país, especialmente forte na região Centro-Oeste. A catira é uma dança do folclore brasileiro em que o ritmo é marcado pela batida dos pés e mãos. Devidamente trajados com chapéus na cabeça e organizados em filas, uns na frente dos outros, os dançarinos fazem movimentos ritmados ao som da viola caipira.
A cultura cuiabana estará bem representada no Bailão do Rasqueado. João Eloy, Bolinha, Gilmar Fonseca e Nadia Neves sobem ao palco e prometem não deixar ninguém parado.
Legítimos representantes da música regional, os artistas mantém viva uma das manifestações artísticas mais tradicionais de Cuiabá que embala gerações.
Em seguida o cantor e violinista João Reis mostra composições autorais de seu primeiro disco que privilegiam a música popular brasileira. Músico e ator, João Reis tem como referências, além do próprio Lenine, Tiago Iorc e o grupo 5 a Seco. Sua música rompe com o regional e alcança um estilo mais moderno da MPB. Compositor, tem canções gravadas pela cantora Ana Rafaela e por Ellen Oléria, vencedora do The Voice Brasil. Segundo João, suas músicas “são simples, mas feitas para tocar a alma”.
O cantor e compositor Lenine traz, pela primeira vez em Cuiabá, o show da turnê Carbono. Composto por todas as 11 faixas do disco como “Castanho” (Lenine/Carlos Posada), “Simples assim” (Lenine/Dudu Falcão) e “Cupim de ferro” (Lenine/Nação Zumbi), o set list é entremeado por músicas de sua carreira, dotadas de imprescindível química sonora com o repertório atual. A viagem passa por “Olho de Peixe”, “Na Pressão”, “O Dia em Que Faremos Contato” e “Labiata”, entre outros.
Além da programação no palco esta edição do Vem Pra Arena terá diversas atividades no entorno que privilegiam manifestações artísticas diversas como o humor da dupla Nico & Lau, o teatro de rua do grupo Tibanaré e a contação de histórias de Alicce Oliveira.
Para quem gosta de artes, haverá uma exposição de artistas de Poxoréu e, para os amantes da literatura, a presença da Biblioteca Estevão de Mendonça.
Além da feira da Agricultura Familiar, a já tradicional feira gastronômica oferece opções variadas a preços acessíveis. Já a feira de artesanato reúne trabalhos de artesãos da Baixada Cuiabana. Vale ressaltar que estas duas últimas feiras estarão abertas ao público também no domingo, a partir das 17h, quando haverá ainda show da dupla Kely e Klinger.