quinta-feira, 2/maio/2024
PUBLICIDADE

Histórico da expedição Rondon é exposto em município do Nortão

PUBLICIDADE

A exposição “Centenário da Comissão Rondon” chega nesta segunda-feira, em Juara (300 km de Sinop). A mostra de fotos e equipamentos utilizados durante a expedição comandada pelo Marechal Cândido Mariano da Silva ficará exposta no Centro Cultural Antônio Carlos Savoine até o dia 15.

Cerca de 30 fotos tiradas durante a expedição e oito equipamentos utilizados pela comissão estarão expostos no local. A mostra retrata um pouco da realidade vivida pelo Marechal. “O Governo de Mato Grosso espera com a iniciativa enriquecer o conhecimento histórico da população, além de divulgar mais a vida do mato-grossense nascido no Distrito de Mimoso”, disse Ilto Severino, membro da comissão organizadora.

O prefeito de Juara, Oscar Bezerra, disse que é um privilégio fazer parte entre os municípios que estão recebendo a exposição sobre Marechal Rondon. As fotos em exposição são do arquivo da SEC-MT e foram tratadas pelo fotografo Júlio Rocha especialmente para a ocasião. Parte delas foram reproduzidas do “Relatório Apresentado à Diretoria Geral dos Telégrafos e à Divisão de Engenharia do Departamento de Guerra feito por Cândido Mariano da Silva Rondon”. Os equipamentos foram cedidos pelos Correios, que mantém um rico acervo de materiais utilizados durante a expedição.

No ano de 1907, no posto de major do Corpo de Engenheiros Militares, Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958) foi nomeado chefe da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas e Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas, que ligaria Cuiabá a Santo Antônio do Madeira, no Amazonas e, em seguida, em direção ao Acre, a primeira a alcançar a Região Amazônica. Neste momento passa a ser chamada de “Comissão Rondon”. A implantação das Linhas Telegráficas procedeu a preciosos estudos científicos no campo da etnologia indígena, geografia, fauna e flora do extenso território percorrido.

A Comissão Rondon construiu 2.270 km de Linhas Telegráficas e 28 Estações Telegráficas, realizou o levantamento de 50 mil quilômetros lineares de terras e de águas, determinou mais de 200 coordenadas geográficas, inscreveu na cartografia brasileira 12 rios, até então desconhecidos, e corrigiu informações sobre o curso de outros tantos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE