domingo, 12/maio/2024
PUBLICIDADE

Guarantã do Norte sediou oficina para participantes do Salão Jovem Arte

PUBLICIDADE

A oficina de capacitação em artes plásticas faz parte do projeto “Salão Jovem Arte Mato-Grossense” realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e prefeituras municipais, através das Secretarias Municipais de Educação e Cultura.
Este ano, uma das oficinas foi centralizada no município de Guarantã do Norte que faz parte do pólo Norte de cultura, sediado no município de Alta Floresta e que engloba 19 municípios.

Aproximadamente 42 alunos fizeram parte da oficina com a participação dos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Alta Floresta e Guarantã do Norte. O prefeito de Guarantã do Norte, José Humberto Macedo e o Secretário Municipal de Educação Cultura e Desporto Vilmar Gregório, visitaram a sala de oficina dos artistas, desejaram boas vindas e falaram da importância de se estimular os trabalhos artísticos culturais nos municípios.

O prefeito disse que apoiar a cultura faz parte de seu plano de governo. Depois de receberem o prefeito e o secretário, Regina Pena, professora em artes plásticas e seus alunos realizaram um passeio pela cidade e visitaram importantes pontos históricos e culturais de Guarantã do Norte, uma espécie de exercício para os alunos que Regina Pena intitulou de “um olhar sobre Guarantã do Norte”.

A primeira visita de Regina Pena com seus alunos foi na capelinha que fica as margens da Br-163. A capelinha existe como um símbolo de memória do local da primeira missa de Guarantã. Alguns alunos de Guarantã se surpreenderam ao acharem que a capelinha fosse local onde alguém houvesse falecido. Mas ali foi rezada a primeira missa quando tudo era uma imensa área de floresta.

A segunda visita foi no fórum da comarca de Guarantã, que foi constituído no meio de uma rodovia. Uma das visitas importantes foi no bairro da Cotrel que fica aproximadamente 6 km da cidade de Guarantã as margens da rodovia. O bairro Cotrel fundado em 31 de novembro de 1980 é o mais importante de Guarantã do Norte, por ser o primeiro bairro e que nasceu do projeto de assentamento, recebendo famílias de imigrantes do sul e o local onde seria construída a cidade de Guarantã do Norte.

Neste olhar histórico, os alunos de Regina Pena extraíram vários traços no papel ou na tela improvisada de madeira, outros locais importantes do olhar dos artistas foram na feira livre, na casa das irmãs dominicanas que fazem parte da formação da cidade de Guarantã do Norte, os alunos pararam também para apreciar a residência do prefeito Jose Humberto Macedo e sua esposa, Maria Lúcia Pinto Macedo. A casa construída em madeira é a primeira na cidade e que se revela um retrato vivo da história.

Depois de uma semana de trabalho foi à vez de apresentar os trabalhos ao público, uma bela exposição realizada na biblioteca municipal com um belo cerimonial onde participaram autoridades diversas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...
PUBLICIDADE