sexta-feira, 21/junho/2024
PUBLICIDADE

Grupo teatral de Alta Floresta conquista prêmio nacional

PUBLICIDADE

O grupo Teatro Experimental, de Alta Floresta, conquistou o prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz – 2011, com o projeto “Santa Joana nos matadouros da Amazônia” e receberá R$ 50 mil. Este foi o único projeto de Mato Grosso premiado. Para a região Centro-Oeste, três trabalhos do Distrito Federal e dois de Goiás também foram contemplados. A relação foi divulgada nesta semana.

O prêmio tem como objetivo fomentar, nacionalmente, projetos que visem o desenvolvimento de atividades artísticas de teatro, nas modalidades circulação, montagem de espetáculos ou manutenção de atividades teatrais de grupos e companhias. O espetáculo teatral desenvolvido pelo grupo altaflorestense é de Bertolt Brecht, considerado um dos mais importantes teatrólogos. O texto foi escrito na década de 1940, abordando a crise econômica de década de 1920.

Agora, o grupo desenvolverá seminário com dois estudos, um trabalhando a teoria e o teatro épico e, outro, diretamente relacionado a obra de Brecht, com ênfase no texto “Santa Joana dos Matadouros” e, sua relação com a economia baseada na agropecuária da Amazônia mato-grossenses. O trabalhos começarão em janeiro e a estréia nos teatros está programada para julho, em Alta Floresta e Cuiabá.

Esta é a terceira vez que o grupo conquista o prêmio. A primeira em 2007, com o projeto “Batéia”, que circulou em 16 municípios do Estado e, em 2009, com “Revelações”, cujo foco a pesquisa sobre a estética no território Portal da Amazônia.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE