O grupo Teatro Experimental, de Alta Floresta, conquistou o prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz – 2011, com o projeto “Santa Joana nos matadouros da Amazônia” e receberá R$ 50 mil. Este foi o único projeto de Mato Grosso premiado. Para a região Centro-Oeste, três trabalhos do Distrito Federal e dois de Goiás também foram contemplados. A relação foi divulgada nesta semana.
O prêmio tem como objetivo fomentar, nacionalmente, projetos que visem o desenvolvimento de atividades artísticas de teatro, nas modalidades circulação, montagem de espetáculos ou manutenção de atividades teatrais de grupos e companhias. O espetáculo teatral desenvolvido pelo grupo altaflorestense é de Bertolt Brecht, considerado um dos mais importantes teatrólogos. O texto foi escrito na década de 1940, abordando a crise econômica de década de 1920.
Agora, o grupo desenvolverá seminário com dois estudos, um trabalhando a teoria e o teatro épico e, outro, diretamente relacionado a obra de Brecht, com ênfase no texto “Santa Joana dos Matadouros” e, sua relação com a economia baseada na agropecuária da Amazônia mato-grossenses. O trabalhos começarão em janeiro e a estréia nos teatros está programada para julho, em Alta Floresta e Cuiabá.
Esta é a terceira vez que o grupo conquista o prêmio. A primeira em 2007, com o projeto “Batéia”, que circulou em 16 municípios do Estado e, em 2009, com “Revelações”, cujo foco a pesquisa sobre a estética no território Portal da Amazônia.