As comemorações da Semana Farroupilha de Nova Mutum, promovida pelo CTG Porteira da Amazônia começou na quarta-feira com uma cavalgada que percorreu a avenida principal da cidade. As atividades gauchescas seguem no domingo, dia 17, com uma Missa Crioula às 9h00 da manhã no CTG, costelão ao meio dia e matinê no período da tarde. O encerramento está marcado para o dia 20, com jantar e tertúlia a partir das 18 horas.
Atualmente o CTG de Nova Mutum conta com 300 participantes, sendo que 80 deles fazem parte das invernadas de dança, rodeio e outras atividades que envolvem as tradições gaúchas. De acordo o Patrão do CTG mutuense, Nildo Peccin, o evento é mais uma forma de comemorar e lembrar de uma das tradições mais difundidas no Brasil. “Toda a comunidade está convidada para participar das festividades e conhecer a cultura gaúcha”, disse.
Paralelo às atividades da Semana farroupilha do CTG Porteira da Amazônia, estão em atividades também durante todos os dias desta semana o Acampamento Crioulo, que está localizado ao lado da Prefeitura Municipal. Segundo organizador do acampamento, Luiz Alberto Castilhos, o local servirá para a confraternização dos participantes. “O espaço está aberto para quem quiser participar, todas as noites haverá jantar acompanhado com música”, explicou.