PUBLICIDADE

Estado diz que Instalação leitos de UTI em Sinop depende só da expansão da rede elétrica

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, disse que, no Programa de Interiorização das ações e Descentralização dos serviços de Saúde o item UTIs foi priorizado pelo Governo. Em todo o Estado estão disponibilizados 229 leitos de UTI conveniados com o Estado.

O projeto de expansão dos leitos vai contemplar os municípios de Sinop e Sorriso ainda no ano de 2006. O Governo do Estado, nesse processo, vem estabelecendo parcerias com municípios, hospitais filantrópicos e formação de Consórcios de Saúde.

Augustinho Moro explica, que no caso específico do município de Sinop, na implantação de leitos de UTI, foi firmada uma parceria com a Fundação de Saúde Comunitária de Sinop-Hospital Santo Antonio. O hospital já tinha intenção de abrir os serviços uma vez que recebeu a parceria de uma entidade alemã, Laz-zentrun, que contou com grande apoio do médico alemão, Josef Wennemann, com investimento de cerca de 200 mil euros, que proporcionou a construção do Centro Cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Então o Estado resolveu entrar com a cessão de equipamentos na qual investiu R$ 720 mil, do Fundo Estadual de Saúde, para a instalação de seis leitos de UTI adulta na unidade hospitalar.

“Essas etapas de obras e de equipamentos já estão resolvidas. Restando apenas, por parte da direção do hospital, a adequação da rede elétrica da unidade hospitalar. Para instalação dos leitos existe a necessidade de aumentar a capacidade de energia do estabelecimento”, disse Augustinho Moro.

Segundo o diretor administrativo do hospital Santo Antonio, Ivanderlei Rodrigues Paixão Freire, a mudança do transformador, para aumentar a capacidade de energia do hospital, já está sendo providenciada. Falar em prazos é prematuro. Porém é intenção do hospital, num curto espaço de tempo, cumprir este último item. “A nossa fundação é uma entidade filantrópica que presta relevantes serviços ao município de Sinop e, agora, está na nossa responsabilidade resolver o assunto para que o Estado possa cumprir o seu projeto da interiorização das ações de Saúde e melhor atender aos usuários do SUS. O nosso hospital tem capacidade para 62 leitos, sendo 60% disponibilizado ao Sistema Único de Saúde”, disse ele.

O diretor Ivanderlei Rodrigues disse ainda que a oferta de serviços à população de Sinop e entorno só está sendo possível porque vem recebendo apoio do Estado, exemplificando o serviço de oncologia que é possível graças ao convênio que o Estado celebrou. “Este convenio fica em vigência até o final deste ano, aguardando a tramitação da documentação para o credenciamento do serviço junto ao Ministério da Saúde. Por enquanto recebemos recursos da Secretaria Estadual de Saúde na manutenção desses serviços. Nos foi garantido também a celebração de um novo convenio para a manutenção dos leitos de UTI tão logo os serviços iniciem”, disse o diretor.

Os equipamentos para a assistência integral de pacientes oncológicos foram cedidos pelo Estado que investiu R$ 280 mil na aquisição deles. “Posso garantir que o nosso hospital, com as parcerias que tem do Estado, nos proporciona atender bem aos pacientes do SUS na condição de hospital geral, onde temos serviços de cirurgia, ortopedia, pediatria e clinica geral, entre tantos outros”, finalizou Ivanderlei Rodrigues.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE