O Cineclube Floresta realizou abertura oficial da III Edição do Festival de Cinema na Floresta, no Centro Cultural e de Eventos. Muitas pessoas de Alta Floresta e de outras cidades prestigiaram o festival que é hoje um dos mais tradicionais de Mato Grosso e conta com o apoio da Administração Municipal. Além dos filmes, o festival busca levantar questões relevantes à cultura brasileira e democratizar o acesso às produções cinematográficas.
O cineasta Amauri Tangará comentou o bom trabalho realizado pelos seus organizadores e prevê que a iniciativa deve crescer ainda mais. “Este festival tem tudo para se tornar um dos principais do Estado e porque não do Brasil. O festival oferece uma grande oportunidade para que o público possa ter acesso aos filmes brasileiros”, comentou. Tangará também comentou sobre a importância de se manter viva a realização dos festivais. “Hoje temos dois tipos de cinema, o comercial [voltado ao lucro, muitas vezes sem qualidade] e o de artes [que busca proporcionar um conteúdo com qualidade em seu roteiro]”.
“Nós estamos felizes com a qualidade do cinema brasileiro, temos representantes do Governo Federal e Estadual aqui em Alta Floresta, isso mostra que nossa cidade está entrando no circuito brasileiro da indústria cinematográfica. Todo o trabalho desenvolvido pela Administração da prefeita Maria Izaura mostra que o município tem uma política pública séria, de fomento à cultura”, argumentou a Secretária de Cultura e Juventude, Elisa Gomes Machado.
A representante da Secretaria da Diversidade Cultura do Ministério da Cultura, Giselle Dupin destaca que o Ministério da Cultura busca investir nas cidades que possuem políticas públicas constituídas. “O Governo Federal, através do Ministério da Cultura tem feito um esforço para que os recursos cheguem a todos os estados do Brasil. O festival é um evento muito válido, visto que é uma iniciativa da comunidade. Hoje uma das prioridades de Brasília é fortalecer iniciativas como esta”, argumentou.
A presidente da Associação Brasileira de Documentaristas, Solange Lima se diz feliz em estar participando do evento. “Estar em uma cidade como Alta Floresta que possui uma política pública de incentivo a cultura e pessoas ligadas ao meio cultural é gratificante, procuramos sempre trabalhar em prol do povo brasileiro, e o Festival de Cinema na Floresta busca divulgar a cultura nacional, valorizando as produções que foram feitas sem grandes investimentos, porém com uma grande qualidade”, salientou.
Maria Izaura [prefeita de Alta Floresta] finalizou destacando a importância do evento para o município. “É um orgulho termos aqui em nossa cidade pessoas tão empenhadas neste sentido, eles representam muito bem nossa cidade em diversos eventos já realizados. O poder público tem a obrigação de ajudar na divulgação da cultura de Alta Floresta e a realização do festival durante a semana leva o nome de nossa cidade para todo o Brasil”, finalizou.