Artesãos de Cuiabá, Alta Floresta, Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop serão contemplados com o curso gratuito de Formação Inicial e Continuada em Gestão Empresarial e Empreendedorismo Artesanal oferecido pelo Governo do Estado. Ao todo serão disponibilizadas 200 vagas.
O curso terá uma carga horária de 80h, sendo 60h sobre associativismo e cooperativismo, ministradas pelo Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec), e 20h sobre organização e empreendedorismo, ministradas pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).
A qualificação, prevista ainda para o primeiro semestre, será um dos pré-requisitos para que os artesãos obtenham financiamento do Programa MT Fomento Artesanato. O Governo do Estado disponibilizará de R$ 1 mil até R$ 3mil para financiamentos de máquinas, equipamentos, ferramentas, matéria-prima, reforma de instalações destinadas às atividades do empreendedorismo e qualificação técnica.
O prazo de pagamento do valor financiável será em até 24 meses, com carência de até três meses. O Programa MT Fomento Artesanato foi implantado por meio de parcerias entre MT Fomento, Sicme, Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Sebrae, BPW, Ceprotec e Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo.