terça-feira, 7/maio/2024
PUBLICIDADE

Alta Floresta e Sorriso receberão projeto Cine Sesi Cultural

PUBLICIDADE

A rotina dos cidadãos do interior do Estado será acrescida, nos meses de julho a outubro, de um pouco de aventura, ficção, romance, comédia, fantasia e muita informação. Esta é a receita do projeto Cine Sesi Cultural, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), que leva, por meio das telas de cinema, muita emoção, entretenimento, lazer e diversão a várias cidades do país. Será a descoberta de um mundo novo para muitas pessoas que nunca tiveram contato com as ‘telonas’.

Várzea Grande será a próxima cidade a receber o projeto, que visa formar platéias e permitir um acesso mais amplo da população de cidades do interior à expressão cinematográfica. Ao todo, 14 cidades do interior do Estado serão contempladas. A primeira foi Poconé (100 km de Cuiabá), que recebeu o projeto no último final de semana, na Praça da Matriz. As exibições foram de um longa-metragem precedido de um curta-metragem nacional. Em Várzea Grande, as exibições serão realizadas no próximo final de semana, nos dias 21, 22 e 23 de julho.

Em todas as cidades serão exibidos no primeiro dia os filmes “Os olhos do pianista” e o longa paulistano “Tapete Vermelho”. No segundo dia é a vez do curta-metragem “Branco” e do longa “Lisbela e o Prisioneiro”. Para a última sessão, no domingo fica o curta de animação “Aquarela” e “Harry Potter e O Cálice de Fogo”. As sessões sempre ocorrem na sexta, sábado e domingo de cada semana e em locais de livre acesso ao público.

As próximas cidades a receber o projeto serão Chapada dos Guimarães, Jaciara, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Pontes e Lacerda, Mirassol d’ Oeste, Barra dos Bugres, Colíder, Juína, Alta Floresta, Guarantã do Norte e Sorriso. “O cinema no Brasil está praticamente restrito às grandes cidades, onde a diversidade cultural é maior. Além disso, o acesso não é livre às pessoas de baixa renda, que acabam ficando excluídas. Pela primeira vez muitos brasileiros irão vivenciar a emoção de assistir um filme em uma tela de cinema. Com isso, vamos proporcionar cultura, entretenimento, fantasia e muita informação para milhares de pessoas do nosso Estado”, analisa o superintendente do Sesi-MT, Luiz Augusto Moreira da Silva.

PÚBLICO – Entre os anos de 2002 e 2005, o projeto passou por 138 cidades nordestinas, atingindo uma média de um milhão e duzentos mil espectadores, na sua grande maioria, pessoas que nunca tinham visto cinema na sua vida, ou seja, tinham acesso a filmes, mas por meio da televisão ou vídeo e DVD.

Neste segundo semestre de 2006, o Cine Sesi Cultural amplia sua área de atuação atingindo o Centro-Oeste do País ao chegar a Mato Grosso. No total, serão atingidos 84 municípios dos estados do Mato Grosso, Alagoas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte e Piauí. “Os resultados são animadores e as expectativas para este ano deixam entrever um crescimento do interesse em torno da ação”, diz a diretora de criação da Aliança Comunicação, Lina Rosa Vieira, autora e coordenadora do Cine Sesi Cultural.

Tecnologia – As projeções do Cine Sesi são realizadas com altíssimo padrão de qualidade técnica e de conteúdo, para a população das cidades selecionadas. As projeções ocorrem ao ar livre em área cedida ao Serviço Social da Indústria (SESI), em acordo do mesmo com a prefeitura do município, sempre numa praça ou local de conhecimento do público e de acordo com as exigências físicas do equipamento de projeção. O projetor é de 35 mm. A tela alto alvura tem 12m x 5m, som com três vias de 2000 watts e projetor Hi-light XENON de 2000 watts, cinemascope, o que garante um altíssimo padrão de qualidade, imagem e som impecáveis até uma distância de 25m.

A escolha da programação passa também por um criterioso estudo de avaliação, uma vez que o projeto, além da idéia de levar entretenimento de qualidade às cidades, tem uma função educativa importante para sua população. “O Cine Sesi é um vetor de aproximação das pessoas colocando-as lado a lado num mesmo espaço público, o que implica na reconquista de um espaço simbólico de convivência e integração, fortalecendo os laços de cidadania e também no sentido de incluir os habitantes de comunidades distantes dos grandes centros urbanos no processo de crescimento da produção audiovisual brasileira”, explica Lina Rosa.

As obras escolhidas dialogam com a cultura nacional e permitem ao espectador uma fácil identificação com o universo mostrado pelos filmes, levando-o a se reconhecer na tela e a refletir sobre sua própria condição de agente inspirador das expressões artísticas contemporâneas. Por fim colocar Harry Potter e o Cálice de Fogo, na programação, obedece a uma lógica que visa não excluir o público de cidades do interior da possibilidade de conhecer também um pouco da grande produção comercial de modo que ele tenha, inclusive, parâmetros para pensar a sua relação com outras culturas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 8409-9798 e 3611-1516.

Programação:

Sexta (a partir das 18:30h) Abertura com filme institucional do Cine Sesi Cultural, seguido do documentário institucional do SESI. Curta-metragem “Os olhos do pianista” (RS). Longa metragem “Tapete Vermelho” (SP).

Sábado(a partir das 18:30h) Abertura com filme institucional do Cine Sesi Cultural, seguido do documentário institucional do SESI. Curta-metragem “O Branco” (RS). Longa metragem “Lisbela e o Prisioneiro” (RJ).

Domingo(a partir das 18:30h) Abertura com filme institucional do Cine Sesi Cultural, seguido do documentário institucional do SESI. Curta-metragem animação “Aquarela” (RJ) e Longa metragem “Harry Potter e O Cálice de Fogo”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...
PUBLICIDADE