PUBLICIDADE

Programa qualifica concessão de sete novos terminais portuários

PUBLICIDADE

O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal qualificou, nesta segunda-feira, mais sete projetos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil a serem concedidos à iniciativa privada. O arrendamento desses terminais está previsto para o segundo semestre deste ano e a estimativa de investimento ultrapassa R$ 1,3 bilhão.

Serão três terminais de combustíveis (AI-01, AE-10 e AE-11) no Porto de Cabedelo, na Paraíba; dois terminais de granéis líquidos (STS-13 e STS-13A) no Porto de Santos, em São Paulo; e dois terminais no Porto de Suape, em Pernambuco, sendo um de contêineres (SUA-05) e um de veículos (SUA XX).

O prazo de concessão será de 25 anos, prorrogáveis por igual período, exceto os terminais de Suape que ainda estão sendo analisados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

Outro assunto discutido pelos membros do Conselho do PPI foi a modelagem da concessão da BR-364/365/GO/MG. O trecho será concedido pelo prazo de 30 anos e a futura concessionária vai explorar, recuperar e operar a infraestrutura da via, que soma 437 km. Além disso, viabilizará a ampliação da capacidade e garantirá a melhoria dos níveis de serviço de um importante corredor de escoamento da produção agroindustrial do sudeste goiano e do triângulo mineiro.

O Conselho do PPI (CPPI) se reuniu pela 5ª vez no Palácio do Planalto – em Reunião conduzida pelo ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Moreira Franco. O objetivo foi qualificar 31 novos empreendimentos, que já vinham sendo estudados e amadurecidos pela equipe da Secretaria do PPI e dos Ministérios, e dar continuidade aos processos de licitação – garantindo o cumprimento do calendário previsto.

De acordo com o PPI, até o momento, foi executado quase 50% do cronograma previsto pelo Programa de concessões do Governo Federal. O valor corresponde a 70 empreendimentos concluídos que vão gerar cerca de R$ 142 bilhões de investimentos nos próximos anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE