terça-feira, 28/maio/2024
PUBLICIDADE

Blairo diz que secretário sinaliza retomar importação de carne para os EUA

PUBLICIDADE

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, se reuniu, hoje, em Washington, com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos da América, Sonny Perdue, para tratar do embargo da carne bovina brasileira, decretado mês passado.Em setembro, uma missão de promoção comercial do governo americano deverá ir ao Brasil. “A reunião transcorreu em clima amistoso e cordial. Ambos os países se comprometeram a intensificar as discussões técnicas para, após esclarecidas as eventuais não conformidades, retomarem o mais breve possível o comércio de carne bovina “in natura” do Brasil para os EUA”, diz Blairo.

“As tratativas do ponto de vista técnico serão retomadas amanhã (nesta terça-feira) entre as autoridades competentes dos dois ministérios e deverá ser estabelecido cronograma de ações para definir os passos necessários para retomar o comércio. O lado americano indicou interesse também em exportar mais trigo e abrir o mercado brasileiro para a carne suína. Além desses itens, deverá ser proposta data para a próxima reunião do Comitê Consultivo Agricola (CCA) entre os dois países, ainda este ano, que deverá ocorrer no Brasil. Finalmente, ambos os ministros orientarão suas equipes a trabalharem com mais harmonia em busca de oportunidades comerciais tanto bilaterais como em terceiros países”, acrescentou o ministro.

A agência do governo dos EUA rejeitou 11%  dos produtos de carne fresca do Brasil, acima da taxa de rejeição de 1% por cento para embarques dos demais países. O documento não dá detalhes dos problemas sanitários da carne brasileira e menciona  “constantes preocupações com a segurança dos produtos” que se dirigem ao mercado americano. A Reuters informa que, de janeiro a maio, as exportações de carne bovina in natura do Brasil aos EUA somaram 4,68 mil toneladas, o equivalente a 18,9 milhões de dólares, de acordo com dados da Abiec, associação de exportadores

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cotação do boi gordo e da vaca em Mato Grosso tem baixa

O alongamento nas escalas de abate no Estado reduziu...

Milho disponível em Mato Grosso sobe 1,4% e média vai a R$ 36

A cotação do milho disponível no Estado aumentou 1,43%...

Soja disponível em Mato Grosso sobe mais de 3%

O preço médio da soja em Mato Grosso exibiu...

Confinamento de gado em Mato Grosso sobe 30%, aponta levantamento

O IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) fez, mês...
PUBLICIDADE