terça-feira, 19/março/2024
PUBLICIDADE

Ministra diz que chineses querem investir na Ferrovia Sinop-Miritituba

PUBLICIDADE
Só Notícias/Agronotícias (foto: Só Notícias/Diego Oliveira/arquivo)

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) começou nesta segunda-feira, mais uma etapa da viagem à Ásia, com reuniões e eventos em Xangai, na China. A ministra encontrou-se com investidores chineses, que prometeram aumentar os investimentos no Brasil. Os chineses revelaram interesse em obras ferroviárias, como a Ferrogrão – corredor ferroviário para escoamento de grãos da Região Centro-Oeste, que será construído entre Sinop e Itaituba (PA), onde fica o Porto de Miritituba. O projeto é orçado em US$ 3,37 bilhões e o edital deve ser lançado no quarto trimestre deste ano, informa o ministério. Não foram detalhados o montante que os chineses podem investir na ferrovia que terá 1,2 mil km de extensão e será construída por multinacionais do agronegócio e o governo para agilizar o escoamento de grãos de Mato Grosso com maior rapidez e redução considerável no custo do frete.

Os chineses continuam sendo maiores compradores de soja e demais produtos produzidos em Mato Grosso. Tereza Cristina apresentou dados do setor agropecuário e áreas com potencial de crescimento para um grupo de 40 investidores chineses com projetos no Brasil.

Outra obra citada foi a Fiol (ferrovia que ligará Ilheús (BA) a Figueirópolis (TO), para escoar minério de ferro da região de Caetité e grãos) e a Norte-Sul (principal via para o escoamento de grãos pelo Arco Norte com investimentos estimados em US$ 680 milhões), informa a assessoria.

Na reunião, os chineses demonstraram também grandes expectativas em relação às medidas a serem adotadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro para destravar a economia do país.

Os investidores informaram para a ministra que pretendem aumentar o montante aplicado no Brasil, em setores de sementes, suinocultura, infraestrutura e ferrovias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Definidos adversários do Cuiabá na Copa Sul-Americana

O Cuiabá conheceu, esta noite, os seus adversários na...

Cotação do boi gordo e da vaca tem queda em Mato Grosso

A cotação do boi gordo em Mato Grosso diminuiu...

Preço do milho disponível em Mato Grosso cai; plantio na reta final

A cotação da saca de milho disponível, no Estado,...
PUBLICIDADE